Terapia dos Gansos

Informativos


Informativo nº 7


16/08/2005

Nesta segunda feira, 15/08/2005, demos o início ao 5º Grupo da Terapia dos Gansos. Entre em contato conosco para saber se ainda há vagas, caso não haja deixe o seu lugar reservado para o próximo Grupo. Cada vez mais a procura tem sido grande , em função dos resultados obtidos por seus participantes.


 

Informativo nº 6

20/07/2005

No sábado dia 30 de Julho de 2005, estaremos comemorando o encerramento da 4ª Turma da TERAPIA DOS GANSOS. A festa vai rolar animadamente a partir das 14:00hs de sábado, ao som da banda que vai tocar músicas da MPB. As 18:00hs, teremos um fechamento de ouro com o monólogo da atriz Cida Moreno. Não percam! Convites pelo telefone 2576-5198. Esperamos vocês!!

 


Informativo nº 5

20/07/2005

No dia 21 de Julho de 2005 o CIESC retornará ao HTO - HOSPITAL DE TRAUMATO-ORTOPEDIA para mais uma palestra ao GRUPARJ - GRUPO DE PACIENTES ARTRÍTICOS DO RIO DE JANEIRO, através da nossa Fisioterapeuta Ayla Magalhães, que falará da Fisioterapia na Artrite Reumatóide finalizando com uma dinâmica interativa para o grupo. Não percam!


Informativo nº 4

20/07/2005

No dia 07 de Julho de 2005, o CIESC - CENTRO INTEGRADO DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO promoveu 2 (duas) palestras na UCAM - UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES - Tijuca - para as alunas do Curso de Atualização da Mulher da referida Universidade.

A equipe multidisciplinar do CIESC - CENTRO INTEGRADO DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO - promoveu a divulgação e explanação dos projetos do CIESC, informando todos os detalhes, inclusive o nosso ' passo-a-passo' de como é realizado o seu maior projeto hoje em andamento, a TERAPIA DOS GANSOS, um belíssimo trabalho multidisciplinar em grupo, um trabalho de ponta, de caráter comunitário , com profissionais de excelência, experientes e competentes, que fazem parte da nossa equipe de voluntariados. A TERAPIA DOS GANSOS é um projeto do CIESC que focaliza o tratamento multifatorial dos Transtornos Fóbico-ansiosos e conseqüentemente, o resgate da qualidade de vida.

Todos os projetos a curto e médio prazos do CIESC - CENTRO INTEGRADO DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO -foram também explanados durante a nossa palestra na UCAM.

O objetivo do CIESC - CENTRO INTEGRADO DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO - é o compromisso com a saúde mental da pessoa e por isso todos os nossos profissionais primam pela humanização dos tratamentos e a minimização do sofrimento de cada indivíduo. Utilizamos as abordagens cognitivo-comportamental-motivacional como parte importante do processo terapêutico.

A Equipe multidisciplinar do CIESC é formada por :
Evelyn Vinocur - Diretora Médica do CIESC
Rita Tavares - Diretora Psicóloga do CIESC

Profissionais do Corpo de Voluntariados:
Maria Angela Castro - Assistente Social e facilitadora em técnicas de criatividade
Maria Aparecida Pacheco - Psicóloga
Rosália Rocha - Psicóloga, Pedagoga, formação em dinâmica de grupo
Ayla Magalhães - Fisioterapeuta
Rosângela Pelluso - Nutricionista / reeducação alimentar.


 

Informativo nº 3

15/06/2005

Conforme divulgado, o CIESC - CENTRO INTEGRADO DO ESTUDO DO COMPORTAMENTO - ministrou no dia 09 deste mes uma palestra no HTO - HOSPITAL DE TRAUMATO-ORTOPEDIA no Rio de Janeiro. O tema abordado foi
ESTRESSE - O "BEM" E O "MAL" DO SÉCULO. Gostaríamos de deixar aqui os nossos agradecimentos especiais a Dra Violeta Gammerman e toda a Equipe do GRUPARJ - GRUPO DE PACIENTES ARTRÍTICOS DO RIO DE JANEIRO - pela oportunidade que nos foi dada. A palestra foi interativa, ou seja, os participantes foram pró-ativos, engrandecendo a nossa palestra com relatos que ilustraram o nosso conteúdo. A Dra Evelyn e a Dra Rita Tavares falaram sobre a criação do CIESC e sobre o estresse no mundo atual, suas causas, consequências, suas manifestações físicas e emocionais e os modos como combatê-lo. Demos dicas para lidar com o estresse e ao final fizemos com os participantes a técnica do relaxamento muscular progressivo, técnica bastante eficaz para a redução da ansiedade. Parabéns ao CIESC e ao GRUPARJ e seus integrantes nessa parceria.


Informativo nº 2

29/05/2005

Após sete meses do início do funcionamento da TERAPIA DOS GANSOS, já podemos fazer uma avaliação dos benefícios trazidos por ela a todos aqueles que dela participam ou participaram. É evidente para nós, da EQUIPE TERAPIA DOS GANSOS, que nossos colaboradores que terminaram a primeira turma saíram mais motivados e com um aprendizado necessário para um melhor enfrentamento diante da vida.
Nossa segunda turma também tem sido motivo de enorme satisfação para nós, uma vez que o interesse do grupo aumenta a cada dia, e a cada dia, percebemos o crescimento do grupo como um todo.
Gostaríamos de informar a todos a participação na nossa EQUIPE, de MARIA APARECIDA PACHECO, a CIDA, como nossa PSICÓLOGA ASSISTENTE. A CIDA muito tem nos ajudado e por isso é pessoa muito querida e que tem sido muitíssimo importante para o crescimento do nosso grupo.

Mas a nossa EQUIPE não pára por aí. A partir do mês de Junho, contamos com a presença na nossa EQUIPE de uma pessoa extremamente competente e dedicada, que será a nossa ASSISTENTE SOCIAL, que é a MARIA ÂNGELA VIEIRA DE CASTRO.

MARIA ÂNGELA está iniciando um trabalho específico dentro do nosso grupo e também para a nossa comunidade, com a criação de OFICINAS TERAPÊUTICAS diversas. Os interessados podem ligar para 2576-5198.

Não é a toa que a EQUIPE sentiu necessidade de dar um retorno no sentido de acrescentar novidades. A partir deste mês de maio já estamos oferecendo um ciclo de palestras, a todos que quiserem participar, com o objetivo de reforçar o conhecimento sobre temas indispensáveis à comunidade.

No dia 16 de Maio, a nossa palestra foi ministrada pela Dra. EVELYN VINOCUR, e o tema foi “ESTRESSE – O MAL E O BEM DO SÉCULO”.

No dia 30 de Maio, a nossa Diretora Psicóloga RITA TAVARES falará sobre ASSERTIVIDADE, tema fundamental para todos nós que vivemos sob a pressão do dia a dia.

Gostaríamos de pedir a sugestão dos nossos leitores sobre assuntos que possam interessar, assim, fiquem à vontade para sugerir temas. O nosso objetivo em primeiro plano é atender a nossa comunidade.

No dia 13 de Junho, a nossa Assistente Social MARIA ÂNGELA VIEIRA DE CASTRO falará para a nossa comunidade sobre OS BENEFÍCIOS DA ARTETERAPIA SOBRE A QUALIDADE DE VIDA. Gostaríamos de convidar a todos a participarem das nossas palestras. Os interessados devem ligar para 2576-5198 para confirmarem a presença, pois nossos lugares são limitados.

Para todos, igualmente, informamos que os nossos grupos, que acontecem todas as segundas-feiras, quinzenalmente, das 08:00 às 12:00hs, oferece um lanche para os presentes no horário das 10:00hs às 10:30hs.

Venha nos conhecer e fazer um lanche conosco!


Informativo nº1

01/03/2005

Participamos a todos que no próximo dia 14 de março estaremos
encerrando o trabalho com a nossa 1ª turma da TERAPIA DOS GANSOS, cujo enfoque terapêutico foram os transtornos fóbico-ansiosos.

Conforme acertado anteriormente, a proposta terapêutica inicial foi a
de trabalharmos durante aproximadamente 3 meses, tempo este suficiente
para que os participantes pudessem adquirir novos conceitos, mudanças de certos valores, e conseqüentemente colocar em prática os comportamentos adequados advindos deste processo (mudança de comportamento).

É com grande satisfação que tivemos a oportunidade de observar como o
nosso grupo aderiu e progrediu durante este período (processo)!

Fomos além do planejado inicialmente. Realizamos vários procedimentos
que surtiram efeitos positivos ao grupo.

Assim relembrando:
1. esclarecimento sobre transtornos de ansiedade ( sintomas /dúvidas /
auto conhecimento).
2. elaboração de metas para a mudança do comportamento disfuncional.
3. reuniões semanais interativas e com grande interesse e eficiência do
grupo.
4. Festa de Natal e Ano Novo com Amigo Oculto.
5. Passeio a lugar pitoresco ( Pista Cláudio Coutinho), água de coco,
admirando a paisagem.
6. Oficina artesanal (aprendemos a fazer lindas caixas decorativas/
vide nosso site).
7. Criação de um Bazar-Brechó com uma grande festa, recreadores, muita
brincadeira, muita música e muita comida!! Filmamos toda a festa!

Assim sendo, houve grande empatia do grupo aos trabalhos realizados.
Estas formas lúdicas utilizadas têm o objetivo de reproduzir
determinados comportamentos pessoais que, com certeza, passam desapercebidos no dia-a-dia. Elas provocam um auto-conhecimento, com liberação da criatividade e com isso o indivíduo passa a conhecer um conjunto de novas características pessoais. Através de todo este processo eles redescobriram seus novos potenciais e colocaram em prática vários comportamentos adequados (cada membro utiliza o seu) que foi desenvolvido no grupo.

O resultado foi o aumento da motivação criando auto-confiança .
Todos os membros do grupo obtiveram progressos significativos e que os
levaram a tomar atitudes antes não tomadas, que os motivarão a viver
com maior intensidade e satisfação pessoal.

Este trabalho findou-se e agora é hora de galgarmos outro degrau desta
escada.
O vínculo afetivo que foi formado no processo do grupo será jamais
desfeito, criando condições para que continuemos o nosso relacionamento.

Os componentes deste primeiro grupo poderão participar, sempre que
quiserem, dos eventos futuros, assim proporcionando a todos um entrosamento contínuo que faz-se necessário a todo trabalho em grupo.

Assim sendo, parabenizamos a todos aqueles que participaram e
conseguiram cumprir as metas que traçaram na busca de uma melhor qualidade de vida.

Continuaremos sempre juntos.
As novos participantes damos as Boas Vindas, com a certeza de que em
breve estaremos, outra vez, dando as mesmas informações acima citadas.


Sobre o sorteio:

Informamos a todos que realizamos os sorteios do telefone celular
Sansung Voice, e do liquidificador e que os ganhadores foram Márcia Shizue nº 235020 e Rosalva Ramuz nº 235076, respectivamente.

O Bazar rendeu – valor líquido – R$ 660,00 (seiscentos e sessenta
reais) que serão utilizados em passeios para o grupo, que serão marcados com o grupo, na próxima sessão.

PARABÉNS, TERAPIA DOS GANSOS !!!!

 



 

 

Google